Boa Noite,
Bem, minha primeira experiência como tutor foi um ‘novo’ que abracei. De início, estava receoso, principalmente por não ter nenhuma experiência docente anterior ligada à educação a distância. Além disso, seria também a minha primeira experiência com graduandos.
Estudei, planejei, preparei as apresentações e quando enfim chegou o dia – o 1º dia – lá estava a ansiedade do primeiro contato presencial com os alunos. As coisas logo foram se acomodando e se tranqüilizando. Nesse primeiro contato me surpreendi com a concentração da turma, pois essa também era uma nova situação. Geralmente, nas salas de ensino médio são comuns conversas paralelas.
Os alunos começaram a interagir e tudo começou a ficar muito estimulante. Porém, tinha consciência de que enquanto tutor,precisava manter os alunos envolvidos também nas atividades virtuais e combater, o máximo possível, a evasão.
Hoje me sinto muito feliz por esta oportunidade. São muitos os desafios, mas os ganhos de aprofundar meus estudos e vivenciar essa experiência em EAD estão sendo gratificantes.
Carlos
Boa noite, Carlos.
ResponderExcluirVejo que as primeiras experiências de vocês como tutores foram muito gratificantes e estimulantes. Que bom!
Assim como você, tenho muita preocupação em relação à evasão nos cursos a distância, por isso, sinto muita necessidade de dar atenção aos alunos, responder suas postagens, tentar tirar suas dúvidas, etc.
Abraço.