Analisando a figura x avaliação
Ao observar a imagem lembrei que por muito tempo a avaliação era o único instrumento do professor e esta era usada para classificar e rotular os alunos entre os bons, os que dão trabalho e os que não têm jeito. A prova bimestral, por exemplo, servia como uma ameaça à turma. Felizmente, esse modelo ficou ultrapassado e, atualmente, a avaliação é vista como uma das mais importantes ferramentas à disposição dos professores para alcançar o principal objetivo: fazer todos os estudantes avançarem. Ou seja, o importante hoje é encontrar caminhos para medir a qualidade do aprendizado do aluno e oferecer alternativas para uma evolução mais segura.
Para Cipriano Carlos Luckesi, professor de pós-graduação em Educação da Universidade Federal da Bahia.a boa avaliação envolve três passos:
• Saber o nível atual de desempenho do aluno (etapa também conhecida como diagnóstico);
• Comparar essa informação com aquilo que é necessário ensinar no processo educativo (qualificação);
• Tomar as decisões que possibilitem atingir os resultados esperados (planejar atividades, sequências didáticas ou projetos de ensino, com os respectivos instrumentos avaliativos para cada etapa).
"Seja pontual ou contínua, a avaliação só faz sentido quando leva ao desenvolvimento do educando", afirma Luckesi. Ou seja, só se deve avaliar aquilo que foi ensinado.
Muito bom seu texto, Lissiane. Destaco o trecho em que você diz:"o importante hoje é encontrar caminhos para medir a qualidade do aprendizado do aluno e oferecer alternativas para uma evolução mais segura." Essa nova forma de enxergar o processo avaliativo se baseia nos pilares do dialogismo freiriano.
ResponderExcluir